Reitores das principais universidades das Américas analisaram o progresso do HUC na assembleia geral
26 de junho de 2024
A aliança que reúne 14 instituições de ensino superior, sendo a Pontifícia Universidade Católica do Chile uma delas, abordou as conquistas das diferentes equipes de trabalho durante o encontro, onde o trabalho colaborativo de pesquisa se destacou, bem como o desenvolvimento de um marco estratégico para o consórcio.
Uma assembleia geral, por teleconferência, foi realizada nesta terça-feira pelos reitores do Consórcio Hemisférico Universitario (ou HUC, em sua sigla em inglês), iniciativa que integra 14 universidades de destaque nas Américas, entre elas, a Universidad Católica de Chile. O principal objetivo deste encontro foi avaliar os avanços das diferentes equipes de trabalho dessa aliança formada em 2018, que reúne universidades do Canadá, Estados Unidos, México, Caribe, Costa Rica, República Dominicana, Colômbia, Equador, Peru, Brasil, Argentina e Chile.
“Nesta assembleia geral do Consórcio Universitário Hemisférico (HUC), confirmamos o progresso significativo das diferentes equipes de trabalho. Além disso, temos a excelente apresentação do grupo de líderes de pesquisa, que consideramos fundamental para a projeção dessa aliança formada por 14 universidades das Américas”, disse o presidente dos HUC e reitor da UC Chile, Ignacio Sánchez.
A autoridade universitária acrescentou que “esta instância tem sido também fundamental para a partilha de boas práticas no ensino e gestão de bibliotecas, bem como para explorar e partilhar plataformas que nos permitam estar integrados na geração de oportunidades. A colaboração em pesquisa entre acadêmicos e estudantes, enfrentando desafios como mudanças climáticas, sustentabilidade, desigualdade, educação e saúde, entre outros, pode marcar um caminho muito promissor para esse consórcio.”
“Esta iniciativa também tem sido chave para compartilhar boas prácticas de docência e administração de bibliotecas, asim como para explorar e compartilhar plataformas que nos permitam estar integrados na criação de oportunidades” – Ignacio Sánchez, reitor UC
O vice-presidente dos HUC e reitor da Universidad Austral Argentina, Julián Rodríguez, ressaltou que “em relação aos próximos meses, esperamos poder avançar na definição do plano estratégico que nos dará um rumo para os próximos anos. Os HUC têm demonstrado grande capacidade de gerar ações conjuntas entre as universidades da rede. Agora temos de trabalhar nos pormenores do plano estratégico para dar a melhor orientação às ações que estão a ser realizadas, o que nos permitirá consolidar os HUC como um conjunto de universidades que aspiram ao ensino e à investigação da mais alta qualidade possível”.
Da mesma forma, juntamente com os demais reitores presentes no evento, parabenizou o presidente da Universidade de Miami, Julio Frenk, que anteriormente liderou o Consórcio Universitário Hemisférico, por sua recente nomeação como chanceler da UCLA, a principal universidade pública dos EUA.
Fortalecendo a pesquisa
A análise feita pelo “Grupo de Líderes de Pesquisa” sobre a projeção do trabalho colaborativo foi abordada durante o encontro. A criação desse grupo responde a um dos acordos alcançados na última reunião de reitores, realizada em Santiago, no Chile, no ano passado. O vice-reitor de Pesquisa da UC Chile, Pedro Bouchon, fez uma apresentação na qual explicou os propósitos desta instância: fortalecer e promover a pesquisa com foco em temas como saúde pública, bem-estar, prosperidade humana, mudanças climáticas, sustentabilidade e resiliência, além de tecnologia e inovação no ensino superior.
Bouchon compartilhou o andamento do programa virtual de estágio em pesquisa dos HUC, que permite que estudantes de universidades do consórcio colaborem com projetos de estudo liderados por acadêmicos de outras instituições dessa mesma aliança. A iniciativa teve crescimento contínuo. Em 2021, 36 alunos realizaram o estágio, tendo 21 acadêmicos envueltos e em 2023 o número subiu para 52 alunos e 32 professores. Neste ano, o programa recebeu mais de 250 inscrições de alunos de graduação.
“A conclusão é que é um projeto muito valioso. Queremos continuar seu fortalecimento com a possibilidade de que os estudantes possam acompanhar seu estágio com alguma experiência presencial nas universidades, mas também gerando uma semente de contribuição para o programa”, afirmou o vice-reitor de Pesquisa. A ideia seria que esses recursos pudessem apoiar a mobilidade acadêmica, especialmente voltada para jovens pesquisadores e estudantes de graduação.
Outro dos temas analisados durante o encontro foi Global Learning Experiences and Engagement (HUC GLEE). A apresentação foi feita por Helen Balderama, diretora de Programas de Engajamento Global e Parcerias da Universidade de York, no Canadá, e Maribel Flórez, diretora de Treinamento Global da UC Chile. Balderama relatou a participação expressiva que essa linha de trabalho tem tido: “Esse programa tem tido um crescimento impressionante. Até o momento conseguimos a participação de quase 8 mil alunos”.
“O aprendizado mútuo e colaborativo é fundamental para esse grupo de trabalho. Queremos continuar trabalhando no aprendizado colaborativo online e, por outro lado, gerar indicadores que também nos permitam avaliar o desempenho e a qualidade das iniciativas”, afirmou Maribel Flórez.
Para o grupo que integra a “Rede de Bibliotecas” do consórcio, Evelyn Didier, que é diretora de Bibliotecas da UC Chile, apresentou. “Um dos nossos principais objetivos é fortalecer o impacto no cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) que norteiam os HUC, facilitando a troca de informações, recursos, experiências e o uso de ferramentas digitais, publicações e artigos, gerando um espaço colaborativo para educação, pesquisa e inovação”, explicou Didier. O grupo tem se caracterizado por desenvolver um número significativo de seminários e webinars nos quais são apresentadas boas práticas, além de trabalhar no desenvolvimento de uma plataforma web que permita às bibliotecas das universidades que compõem os HUC compartilhar diversos recursos.
O avanço do grupo “Plataforma de inovação e pesquisa” foi apresentado por Camilo Villa, chefe de Redes de Cooperação e Pesquisa da Universidad de los Andes, na Colômbia. Foi assim que ele realizou o programa de estágio virtual. “Até o momento, conseguimos concluir 126 estágios virtuais de pesquisa. Embora tenha começado com alunos de graduação, foi estendido para alunos de mestrado e doutorado”, comentou. Da mesma forma, ele enfatizou que, a partir deste ano, a colaboração entre acadêmicos que participam de projetos de pesquisa está se aprofundando, e que essa iniciativa tem sido destacada internacionalmente por organizações como a UNESCO IESALC, que a classificaram como um formato inovador para a mobilidade virtual.
Próximos passos
A próxima assembleia geral será realizada na Universidad San Francisco de Quito (USFQ), no Equador, em outubro deste ano. Andrea Encalada, vice-reitora da USFQ afirmou que “avançamos muito, então há muitas expectativas de como será a reunião em Quito, quando os diferentes projetos serão apresentados. É um consórcio que pode capacitar todas as universidades e como USFQ, e temos a honra de pertencer aos HUC, contribuindo fortemente para o seu desenvolvimento”.
A vice-reitora de Assuntos Internacionais da UC Chile, Lilian Ferrer, valorizou o encontro realizado e também destacou o potencial que o consórcio tem em nível internacional. “Uma rede sólida no hemisfério americano tem o poder de impulsionar o crescimento abrangente de nossa região. O HUC nos oferece essa oportunidade”, afirmou.
As instituições de educação superior que formam o Consórcio Hemisférico Universitário são: Universidad Austral (Argentina), Universidade Estadual de Campinas (Brasil), York University (Canadá), The University of the West Indies (Caribe), Universidad Andrés Bello (Chile), Universidad Católica de Chile (Chile), Universidad de los Andes (Colômbia), Universidad de Costa Rica (Costa Rica), Pontificia Universidad Católica Madre y Maestra (República Dominicana), Universidad San Francisco de Quito (Equador), Tecnológico de Monterrey (México), Universidad de las Américas Puebla (México), Universidad Peruana Cayetano Heredia (Peru) y University of Miami (Estados Unidos).
Foto dos participantes presentes na assembleia geral do HUC, realizada online na terça-feira, 18 de junho de 2024